O câncer possui grande magnitude epidemiológica, social e econômica, sendo um dos grandes problemas de saúde pública do país. O câncer de mama tem grande incidência quando comparado aos outros canceres, afetando principalmente mulheres e podendo levar à morte. Atualmente, existem várias campanhas de conscientização, sendo o outubro rosa uma das mais conhecidas, incentivando as mulheres para a detecção precoce do mesmo.

A fisioterapia em oncologia tem como principais objetivos desenvolver, restaurar, preservar e manter a Integridade cinético-funcional de órgãos e sistemas do paciente, que são deprimidos pelo tratamento oncológico.

No câncer de mama não é diferente, o fisioterapeuta especialista em oncologia busca a funcionalidade, o retorno às AVDs e a melhora da qualidade de vida do paciente em tratamento oncológico, atuando desde o primeiro dia de pós operatório e dando orientações importantes para a evolução e prevenção de intercorrências através de um tratamento com exercícios funcionais, mobilizações e posicionamentos.